Como se dar bem nos testes escolares?

Organize seus estudos! Assim vai tudo ficar mais fácil!
Desculpem esse assunto novamente aqui no blog (ele apareceu a última vez no finzinho de janeiro), mas é extremamente necessário a presença dele novamente aqui. Está acabando o primeiro bimestre (Pelo menos para mim) e o segundo já está chegando, e seus resultados escolares, como foram?
Manter resultados escolares bons, não é nada fácil. Principalmente se você tem um membro da família exemplo (um tio, primo, irmão), que nunca ficou em recuperação, e seus pais esperam o melhor de você. Esse é o meu caso. Não que minhas notas sejam ruins, elas são até boas. Mas esse ano meu nível decaiu muito. Eu que costumava tirar oito e nove, e não ficar em recuperação em nenhuma (Com exceção do último bimestre de matemática em que fiquei), fiquei em três recuperações. Matemática, Química e Geografia. Recuperei Química com um brilhante 10 (O que eu precisava para me mostrar que sou capaz) e fiquei com 6,5 em matemática, sendo a média do meu colégio 7,0, Geografia ainda não recebi o resultado, mas com certeza foi bom, pois eu adorei a prova. Então eu me perguntei, o que posso fazer para dar a volta por cima nesse bimestre?

Estude e Faça Horários de Estudo!
Chegar da escola e ir direto estudar é muito chato. Que tal você ficar uma meia horinha no computador e estudar?
A cada ano que se passa, o conteúdo aumenta, e a responsabilidade sob ele muito mais. Se você não estudava ano passado e conseguia bons resultados, não significa que você não precisa estudar esse ano. Você está em outra série não é? Acorde para a vida e vá estudar! Uma dica: Organize um horário de estudo! Vai ficar bem mais fácil quando você desenvolver um horário para você. Se comprometa com ele e o siga de verdade! Na minha escola por exemplo, a psicologa fez um aulão para dar dicas de como organizar horários de estudos. Peça ajuda á seus professores e coordenadores para isso!

Anote tudo direitinho e tire suas dúvidas.
Destacar é uma ótima dica!
O professor pediu para copiar e bateu aquela preguiça? Pois pode mandá-la embora! Copiar é tudo, principalmente para você que tem aquela memória fraca e sempre erra besteirinhas na prova. Com tudo anotadinho no seu caderno, logo quando tiver uma dúvida, você pode tirá-la vendo seu caderno! O professor explicou algo que você não entendeu? Levante sua mão e peça para ele explicar novamente. É função do professor lhe ensinar! Você tem que perguntar. Não ligue se seus amigos forem rir de você, se forem verdadeiros amigos irão achar isso normal. Se estiver com muita vergonha, procure o professor e o pergunte em particular.

Abandone a conversa e os bilhetinhos!
Se foque de verdade na aula e esqueça tudo ao seu redor.
Eu acho que esse é de todos o ponto mais importante. Se você quer tirar notas boas, você tem que entender que a conversa e os bilhetinhos não vão te levar a lugar nenhum, pelo contrário, só irão lhe desfocar da aula e você, provavelmente, não entenderá nadinha do assunto. Não tem aquele babado super demais que você pre-ci-sa contar á sua amiga? Ele pode esperar até o intervalo da aula ou o intervalo não? Além de que se o professor pegar você conversando ele pode te tirar de sala ou separar você de sua amiga! Aí você vai ter é problemas com a coordenação!

Compre e use uma agenda.
Para usar de verdade, anote tudo o que o professor passou para casa!
Pode parecer perda de tempo, e até desperdício de dinheiro, mas eu afirmo, não é! Com uma agenda você vai poder se organizar muito melhor, mas para isso é necessário que você a use mesmo. O professor passou um trabalho ou uma atividade muito longa? Pegue sua agenda e procure um dia em que você esteja livre e o quanto mais longe da data de entrega possível. As atividades que os professores passam todos os dias, você pode fazer logo ao chegar em casa. Reserve um tempinho no seu horário para as atividades e projetos e os faça de verdade.

Para as provas...
Fique relaxada e tente-se lembrar de tudo estudado em sala!
As provas são os momentos decisivos onde você deve mostrar o que aprendeu. Para isso é necessário que você intensifique o tempo de estudo, retire coisas desnecessárias, como o computador, e se dedique de verdade. Nos dias antes da prova, é necessário que você estude um pouco e revise, assim no dia anterior da prova será muito mais fácil combater aquele montão de conteúdo! No dia anterior, se dedique ás provas do dia seguinte. Revise, estude e vale até fazer chamada com seus amigos no computador, fazendo perguntas. Mas isso não substitui o estudo. É necessário que você encontre a forma melhor para você estudar. Se é lendo, resumindo, cantando ou respondendo á questionários. Assim que descobrir a forma que melhor você aprende, invista nela. Se é lendo, dê prioridade á leitura do conteúdo. Se é resumindo, tente reservar uma matéria no seu caderno para os resumos. Se é cantando, faça uma música que envolva uma parte do conteúdo e tente aprendê-la. Se é respondendo á questionários, responda novamente ás atividades que o professor passou e faça perguntas á seus amigos e responda-as. Mas é claro que isso não substitui o método antigo de estudar, que é lendo. Então mesmo que você tenha facilidade com música, resumo ou em respostas, leia também o conteúdo. Na hora da prova, tente relaxar e lembrar do que você sabe. Chorar, se desesperar não vai adiantar de nada. Se estiver realmente se sentindo mal, fale ao fiscal e ele irá lhe orientar. Se não souber responder á uma questão, passe para outra até que estiver acabado a prova. Então volte para as questões com dúvida. No fim da prova, revise-a todinha e tenha cuidado com as questões de marcar que não são permitidas rasuras, pois elas podem ser anuladas. Tente escrever a resposta com grafite e depois escreva-as com caneta.

Essas são as dicas gente, no mais, tentem estudar e saiam do computador!

58 comentários:

  1. gostei do post. é bem dificil consiliar deveres d escola com o bloguer, ainda mais quando se tem q estudar, em fim
    vim retribuir o carinho obgd por comentar la no ADC.
    Novo post.(fui plagiada ): )
    http://adolescentario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amanda, você têm muito talento para Dicas. Adoro quando você faz esses "mega post" rs porque realmente ajuda os leitores!

    Eu sigo muito nos aspectos da agenda, pois esqueço rápido das atividades; anoto sempre algo á mais quando os professores explicam e claro, não devemos ligar pra conversas e bilhetes. Sua dicas foram super úteis, parabéns *-*

    ResponderExcluir
  3. Lindo blog! Ótimo post! Estou seguindo :)

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Nossa, as dicas são super úteis!
    Amo ver posts com dicas de estudo, sigo a maioria delas!
    Beijoo ;*
    http://cantinhodagabiih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Otimas dicas!obrigada pela visita,bjbj!
    http://blog-allthelovers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ai muito obrigada Carol e todas as outras lindas que estão aí elogiando a postagem! É realmente muito bom ver que você está fazendo um trabalho bom! Espero de verdade que vocês consigam conciliar a vida escola com a vida de blogueira!

    ResponderExcluir
  7. É MUITO difícil conciliar escola com internet, blog ou o que seja haha. Mas adorei as dicas <3

    Beijos,
    bnascimentooo.tk

    ResponderExcluir
  8. Pior é quando você ver que tirou nota ruim :/
    Nunca aconteceu comigo, deve ser horrível!
    http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei muito as dicas, vão ser super uteis. Eu consigo - Acho né! - conciliar estudos e internet, vamos ver o resultado final. Curti o assunto.
    http://www.senhoritaliberdade.com/

    ResponderExcluir
  10. Que post perfeito Mands! Adorei as dicas, vão me ajudar muito, pois não estou lá muito bem esse ano =/

    E Anna! Parabéns por ter ganhado a Gincana, eu vi lá no Go Imagine e fiquei muito feliz por você. Amo demais aqui <3

    Bjs :*

    Sweet Mulberry:
    http://meublog-jaque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Estava precisando dessas dicas, valeu.. Vão me ajudar e muito!!

    Seu blog é muito lindo, parabéns!!

    Beijos
    Ingrid
    perfeitamentemenina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Sei que foi a Mands que fez esse post, mas a Ana comentou no meu blog e estou respondendo...hashasuuhsaaus.

    Aham, sou sim rockeira! No blog nem parece porque não fico falando como falo normalmente, tipo gírias e palavrões ashashuashuasuh. Ah, Harry <3

    Bjs :*

    Sweet Mulberry:
    http://meublog-jaque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Ótimas as dicas, to precisando rsrs, fiquei em 2 matérias, mas vou recuperar!!:D
    http://themudancas.tk/

    ResponderExcluir
  14. preciso seguir algumas dicas, AUSHAUHSUSHA comeceeeeei a prestar mais atenção na aula, abandonei minha agenda, kkk e pra horário de estudo, acho mais interessante estudar meia hora, ter um intervalo de 10 minutos, + meia hora e assim vai... :B
    Beijos ♥

    Conspirantes

    ResponderExcluir
  15. Essa dica de abandonar as conversas durante á aula é fundamental pq assim tu presta mais atenção :)

    http://evelynrestyles.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. oie,que bom que vc gostou do blog que eu indiquei!
    amei seu blog tbm
    to seguindo
    bjus

    http://s2chris.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. adorei o post e as dicas tbm..
    beijos!
    http://foreverthefame.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. oiee ameii seu blog muito fofo
    amei seu lay *-*
    achei super liindo seu plano de fundo

    estou seguindo
    segue de volta?
    http://barbieprincesss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. estudar e bloggar
    da um mega trabalho

    mais no final conseguimos realizar tudo

    amei conhecer seu blog
    e estou seguindo

    beijos

    http://www.metirademim.com/

    ResponderExcluir
  20. Boas dicas! O problema é que todo ano eu planejo isso, mas não é muito de dar certo :/ Eu deixo acontecer...

    Beijos :*
    http://leticiac04.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Temos que nos se organizar,vai ser MUITO difícil,por que meus professores estão de greve a uns 50 dias ;S E vai me prejudicar muito.

    http://www.trethy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Adoro suas dicas, parece ser muito boas.

    www.ingridsakamotodossantos.tk

    ResponderExcluir
  23. Amei o post, estava com dificuldade nessas coisas e vc me ajudou mto!Bjos! http://wwwsegredosdamake.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Adorei o post, acho super importante essas dicas, eu já me prejudiquei muito na escola por causa dos tais "bilhetinhos", kkk.

    Beijinhos,
    http://coisasdegarotas.tk

    ResponderExcluir
  25. ótimas dicas flor, nossa.. quando eu estudava era uma loucura
    prometia que ia ter um programa de estudos, mas nunca conseguia seguir… acredito que mto é dos pais, que devem desde pequeno incentivar os filhos!

    Beeeijooos

    http://re-becah.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Cara, eu odeio quando me passam bilhetinhos. Porque tipo, se o professor pega, é capaz de mandar a gente ler na frente. Já pensou se é uma declaração, segredo ou coisa assim, que vergonha?

    EU SOU UMA ÓTIMA ALUNA GFHJKGHFGJFHJKGFHJKGFJKHFJKGF, podemos dizer assim, cahãm, cahãm, sou modesta também -qw

    thefashionwonderland.tk

    ResponderExcluir
  27. Pra mim o 1º bimestre também está acabando, mais precisamente essa semana e graças a Deus minhas notas continuam excelentes (rs).♥

    Super sorteio em: PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Tenho meus horários de estudo e tal, anoto todas as coisas possíveis na minha agenda, but, sempre tem um dia ou outro que a gente não cumpre com os horários e deveres, e isso sempre acontece comigo.

    ledeby.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Gostei muito das dicas. Aliás,comecei o ano supermal: muita conversa, bagunça, desorganização... então levei um gelo do professor de geografia e decidi que era melhor mudar antes que fosse tarde demais, e agora estou indo bem melhor! Enfim, gostei muito das dicas.

    Hey, segue aqui? É só avisar que sigo de volta! > poask.blogspot.com

    Beijos, Giu. :3

    ResponderExcluir
  30. Não estudo mais, ou melhor ainda não comecei a continuar os estudos, rs
    Beijos

    http://simplescomoumclick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu estou dando um tempo nos estudos mas vou fazer faculdade ainda esse ano,então suas dicas são ótimas. Eu sou uma desorganizada sabe kkkk sempre deixo tudo pra última hora e me distraio com qualquer coisa.
    O truque da agenda me salvou porque eu sempre esquecia as coisas kkkkk quando eu nao anotava na agente eu anotava na capa do caderno.
    http://desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Aproveita esse tempo pra estudar ao máximo, você pode pensar que as matérias não servem, mas elas te ajudam a passar no vestibular... Faço faculdade e , ao contrário de você, que tem um nerd na família, eu sou a nerd da minha... haha Realmente, sempre passo sem estudar muito, mas tô no penúltimo ano, com estágio e deixei um trabalho muito importante pra cima da hora... Aff! Tenho essa mania, preciso parar! Mas, tenho prova daqui a mais de uma semana, vou começar a estudar já! hehe Ah, não passo ano sem agenda, anoto tudo, tudo.

    PS: Estou seguindo!
    Beijos
    POST NOVO - http://livrosebatons.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Não estudo mais, mas achei o post interessante pra quem ainda tá nessa fase.

    Beijo!
    http://www.garotasdizem.com/

    ResponderExcluir
  34. ótimas dicas. eu sei como é ter uma família em que ninguém nunca repetiu ou ficou de recuperação, e por isso as pessoas meio que acabam cobrando um pouco de vc =/
    eu nunca fiquei de recuperação, e espero que continue assim, apesar de que eu estou indo muito mal em química e português, mas vou me esforçar :)
    bjs
    www.crazyggirls.tk

    ResponderExcluir
  35. ótimas dicas! Confesso q mesmo seguindo elas,eu estou mal na escola =/ Nunca tirei nota vermelhei e de cara tive umas 3 D; e agora oq posso fazer é me castigar!! ~Sem pc de tarde~ só de manhã

    Beijoos! Post Novo!

    http://www.meianoitebr.com/

    ResponderExcluir
  36. Oii flor!
    Tem selinho pra você lá no blog :)

    Bezzos!

    Babiih P.
    MeninaFuturista.net.tc

    ResponderExcluir
  37. Otimas dicas para quem esta estudando ^^
    eu não estudo mais em escola, estudo pra concurso, mas ainda eh assim.. esse mesmo empenho rsrs

    Bjinhuss
    http://akemi-takarai.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Flor como você fez esse efeito de girar o gif? ensina ou me manda o link de onde encontrou?? beijo
    http://kelly-club.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Nossa, ameeei as dicas, eu acho q não fui muito bem nesse bimestre, mas no segundo eu recupero!

    Beeeijos
    #Nhaaac >>>http://the-lovers-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Mt boas as dicas! Bezões Luuh
    Rawr Girl ~> teenstyle.com

    ResponderExcluir
  41. esse bimestre eu acredito q melhorei muito, espero continuar assim. Segui quase à risca essas "regrinhas" rs

    http://help-adolecentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. O meu bimestre fecha este mês e eu ainda preciso recuperar agumas notas , heheh

    http://fashiondreams4ever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. ixi rs ate que ta leve esse bimestre as aulas, mas também com a greve rs, mas mesmo assim e importante se dedicar

    http://www.perfeitinhablog.com/

    ResponderExcluir
  44. Eu levo numa boa, tiro notas legais até :P poikspoikspoiks o primeiro bimestre vai estar em azulzinho *-*

    Beijos
    Anne
    meninasantenadas.tk

    ResponderExcluir
  45. É muito difícil mesmo conciliar escola e blog, eu então tive notas horríveis no primeiro bimestre, ensino médio é muito difícil, fiquei em recuperação na maioria das matérias kkk'
    Bjinho ♥
    www.jeitinhofemininoblog.com

    ResponderExcluir
  46. É bem díficil manter sua vida tento blog e ter que estudar mas nada é impossivel.
    Bjuss e obrigada pela visita.
    fannydream.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  47. Adorei o post. Ainda bem que não preciso mais me preocupar com os resultados escolares... Mas já já vou começar a me preocupar com os da faculdade ai FERROU! hahahaha

    http://romariomarquess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  48. Verdade flor eu não vivo sem agenda. ahaha



    BEIJÃO AMORE! ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Nossa que chique em 3 dias você tem mais de 49 comments O.o eu passo o dia todo comentando e nem uma abelinha vem KKK
    respondendo seu pedido, eu vou ver com a dona se posso rebloga o tutu e posto lá viu ;3
    Meu blog | Sorteio de um pen drive de 8 gb

    Post novo, comenta? (:

    ResponderExcluir
  50. Ainda estou na primeira *-*
    http://pinkpimenta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Eu fui bem no primeiro bimestre, graças a Deus!Mais confesso que preciso melhorar :3
    Beijos♥

    http://eduardaatayna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  52. post novo no meu blog flor

    http://www.perfeitinhablog.com/

    ResponderExcluir
  53. Eu tenho sofrido para conciliar a faculdade com o blog.. rs*


    Adorei seu blog flor...
    Tô te seguindo... Me segue tbm?!
    http://danymake-up.blogspot.com

    ResponderExcluir
  54. Esse começo de ano minhas notas não foram nada boas, cai muito não sei muito bem o motivo mim dediquei bastante, acho que é o nível da minh escola que é um pouco mais avançado, cheguei a tirar notas como 4. Mais a segunda unidade está ai e irei tentar recuperar!

    http://wwwgertiegirlcom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  55. Adorei o post a escola é muito bom mesmo, mas as vezes complica em ralação a tempo para se dedicar ao blog. Flor seu desing ta lindo, meu blog mudou de nome seria um honra te ver lá de novo.
    Blikoti

    ResponderExcluir
  56. Muuuto lindo o seu blog flor, ta de parabéns. Sério mesmo, adorei ><
    beatriz-vezes-eu.blogspot.com. Dá uma passadinha lá , !

    ResponderExcluir

Muito obrigada por expressar a sua opinião! ;)
O Chez Anna é um blog totalmente averso à comentários ofensivos e preconceituosos. Não se esqueça das boas maneiras que a mamaim ensinou, tá? Educação gera educação! Vem espalhar amor com a gente! < 3

{more: fan page | twitter | tumblr}

Postagens populares