Você sabe o que é Fanfic?


Antes de vocês me tacarem pedras pelo meu sumiço de tamanho de 14 postagens e 2 PÁGINAS no blog (totalmente compreensível) gostaria de explicar: Eu tive provas globais e logo em seguida recuperação. Como eu realmente precisava tirar uma nota boa, não pude deixar a escola de segundo plano, se vocês me entendem. E esse tempo todo sem postar foi bem recompensado com uma prova ótima e uma estimativa (oi? se escreve assim?) de uma boa nota. Mas agora estou de férias e eu prometo que irei postar mais aqui, explicado porque eu sumi galera? /Amanda aqui
Você sabe o que é fan fiction/fanfic? Nessa postagem irei lhe ensinar tudo sobre fanfics, irei indicar sites e irei dar dicas de como fazer uma fanfic legal!
Fanfic é a abreviação de fan fiction, que significa "ficção criada por fãs", mas que também pode ser chamada do Fic. É um contos ou um romance escritos por fãs, que não fazendo parte da estória original de tal anime, série, mangá, livro, filme ou quadrinhos sobre qual escrev, ou uma história inventada por eles. Os autores dessas Fics são chamados de Fictores.

Ou seja, Fanfics são estórias criadas por fãs baseadas na séries, filme, anime, mangá, livros de que são fãs.

Existe diversos tipos de fanfics, os mais "importantes" são esses:

Darkfic: Abundante em cenas depressivas, atmosferas sombrias e situações angustiantes. É o contrário das fanfics definidas pelo termo "waffy".

Deathfic: Fic onde os personagens principais morrem.

Slash: Cujo tema principal concentra-se na relação (amorosa, de amizade etc) entre dois personagens centrais. "Slash" é a palavra em inglês para "barra". Ex: Aragorn/Boromir, Spock/Kirk, Mulder/Scully. A grande maioria atualmente interpreta o termo como sinalização de relacionamentos homossexuais.

Fanon: Indica a presença de idéias de outras fanfics e que se tornaram tão populares quanto a obra original.

Lemon: Fanfic com cenas de relações sexuais (detalhadas).

Citrus: Fanfic de romance adulto, pode ou não conter cenas de relações sexuais.

Canon: Segue o "Cânone". Refere-se a fanfics que sigam fielmente a história, principalmente em termos de shippers (casais) e caracterização de personagens.

Para ver todos os tipos de fics clique aqui.

Existe também classificações de fics, veja-as abaixo:

G (Livre ou K/K+): Fic liberada para todas as idades. O site Fiction Ratings subdivide esta classificação em duas categorias: K e K+.

K: Conteúdo livre de qualquer linguagem grosseira, violência e temas adultos.

K+: Conteúdo com menor grau de violência, insinuações de linguagem grosseira e ausência de temas adultos, recomendável para crianças maiores de 9 anos.

PG-13 (NC-13 ou T): Não recomendável para menores de treze anos por conter alguma violência, linguagem levemente grosseira, e sugestão de temas adultos.

PG-17 (NC-17 ou M/MA): Não recomendável para menos de 17 anos por conter cenas de descrição explicita de violência, uso liberado de forte linguagem grosseira, e temas adultos tratados de modo detalhado e explícito. Cenas fortes.

Hentai (ou R-18): Contém cenas explícitas de relações sexuais, não recomendado para menores de 18 anos.

Dicas para escrever uma boa fanfic

Ficou tentada a escrever uma fanfic da sua série preferida? Bem, antes, POR FAVOR, leia minhas dicas!
  1. Sabe o que afasta milhões de leitores? Erros de português! Por favor, antes de escrever sua fic escreve-a no word e corrija os erros de português! Já deixei de ler muitas fanfics por causa disso!
  2. Muita gente ainda não sabe organizar parágrafos então eu vou deixar uma pequena dica aqui: Não se faz um parágrafo de duas linhas. Você pode começar um outro parágrafo quando a ideia daquele estiver completa. Por exemplo, quando você estiver escrevendo no diário você pode separar seu dia (manhã, tarde e noite) em três parágrafos.
  3. Tenha muito cuidado quando for escrever e re-leia mil vezes se for preciso. Não repita informações e fique atenta para não acabar deixando o texto sem sentido (Exemplo: Fui á padaria e lá estava vazio! Somente com o padeiro e eu. Encontrei então Maria comprando pão.)
  4. Leve a fanfic á serio! Antes de escrever uma você precisa ter uma ideia legal e inspiração! Você pode achar que é só uma estória mas as pessoas que estarão lendo tratarão como um livro!
  5. Não use muitas gírias e abreviações. Exemplo: Fui tc com meu brother e ele tava doidão! Me chamou de maluca e me esculhambou, fiquei malzassa!
  6. Desistir de uma fic na metade por falta de inspiração é muito comum. Para isso não acontecer com você, escreva uns capítulos (três ou mais) no word e se sentir a inspiração poste em um site de fanfics.
  7. Mantenha por favor o texto limpo sem cores e muitos itálicos, negritos, sublinhados e etc.
  8. No mais, siga as regras daqui  https://www.fanfiction.com.br/aulas.php :D
Seguindo essas regras eu garanto que sua fic será um sucesso!

Sites de fanfics

Existem muitos sites que abrigam fanfics! E acredite, seria muito difícil reunir todos em uma só lista, portanto colocarei aqui apenas os que eu gosto e vejo e que recomendo, mas você pode encontrar milhares no google pesquisando "fanfics".

http://fanfics.com.br/ - Um dos maiores sites de fanfic do Brasil! São muitas fanfics de diversas séries/sagas.
https://www.fanfiction.com.br/ - O Nyah abriga muitas fanfics de diversos tipos! A maioria é muito bem escrita!
http://fanficaddiction.com.br/ - O site é meio confuso, mas é só clicar em Fanfictions, escolhar um tipo e está aí várias fanfics!
http://fanfic.potterish.com/ - Esse é um dos sites que mais visito, é só de fanfics de Harry Potter e é MUITO bom. Tem como buscar por ships, tem a lista das fanfics mais lidas e mais votadas... É tudo de bom para um potterhead! Potterheads, fica a dia!

Uma curiosidade: Você sabe o que é ship? Esse termo muito utilizado na internet por fãs e em fanfics é usado para indicar casais e pares em séries, filmes, livros e etc. Um exemplo: Meu ship preferido em Jogos Vorazes é Katniss/Peeta. Geralmente os ships tem abreviações. Exemplos Katniss e Peeta: Peeniss ou Katpee. 

Espero que tenham gostado da postagem e mil desculpas pelo super sumiço!


Fonte: Literafics e Wikipédia

81 comentários:

  1. NOSSA, QUE LEGAL, NÃO SABIA O QUE ERA.
    ESPERO SUA VISITA:
    http://construtordepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem! Obrigada por ler e visitar!

      Adorei seu blog, de verdade, vai para minha listinha de blogs diários ♥

      Excluir
  2. Eu já ouvi falar muito nas fanfics,porém não sabia o que era, gostei de saber um pouco sobre elas.
    http://i-teenbr.net.tc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há algum tempo (Um ano eu acho) atrás eu não fazia ideia do que era fanfics. Ouvia muito e achava que era uma web novela. Descobri que é bem diferente de uma web novela e hoje em dia sou meio fanática por fanfics. Leio muitas! Adorei saber que você gostou da postagem!

      (SEU BLOG É MARAVILHOSO! ADOREI!)

      Obrigada pela visita e por ler!

      Excluir
  3. ~le entra no Fanfic Potterish~
    Sempre ouvi falar de Fan Fiction e já sabia que era criada por fãs e tal. Mas nunca fui á mais do que isso, apesar de gostar de escrever. Super adorei a postagem Mands, e nem precisa se desculpar. Eu entendo >.<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKK Obrigada por entender Carol. É realmente muito chato ter que se distanciar do blog para ter que dar prioridade á outras coisas. A todo momento eu pensava: Ah meu Deus, e o WC???? Obrigada pelo elogio ♥

      Excluir
  4. Nossa Amei seu blog ele é liindo Eu estou seguiindo se você quizer segue o meu vai ser um prazer !!! Kisses
    one-teens.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu elogio, foi uma prazer tê-la aqui. Mas então, leu a postagem?

      Excluir
  5. Que bacana!
    http://vitrola3000.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico realmente feliz em vez que gostou da postagem! Adorei seu blog de músicas, não visitava nenhum e gostei bastante!

      Excluir
  6. Adorei a dica!!!

    Bjos
    Amanda Fernandes
    www.redapplepinups.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou! Seu blog é ótimo e sua lojinha tem coisas LINDAS! QUERO TUDO!

      Excluir
  7. Eu escrevia uma web novela e já li algumas fics (: #EraOrkut KKK

    Beijos
    Anne
    meninasantenadas.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também escrevia! Bons tempos de orkut kkkkkkkkkkk

      Adorei seu blog!

      Excluir
  8. Oi! Eu não escrevo fics, mas minhas amigas escrevem sobre One Direction e eu adoro as fics delas. Eu já havia lido isso em outros sites, porque sempre procuro coisas sobre elas, quem sabe eu escrevo uma. Nossa Amanda, eu ri muito com o exemplo da 5, sério. E sobre os ships, é importante lembrar também que é sempre a junção de dois nomes (o começo de um e o fim do outro), sendo assim, não poderia ser Katpee, o único que vale é Peeniss, eu tenho um tumblr dedicado a minha série preferida e é cheio desses ships :3 E um spoiler de Catching Fire (pelo menos no livro), a Katniss não gosta realmente do Peeta, ela só quer sobreviver.

    Beijos!
    http://meianoiteequinze.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou fã de THG também, mas as pessoas não gostam muito de usar Peeniss por que né, parece com uma outra palavra kkkkk. Por isso coloquei o Katpee porque muitas pessoas usam. Mas você está realmente certa, o correto seria Peeniss :D

      Obrigada pela visita!

      Excluir
  9. Que fixe,
    Beijos~
    http://marvelyland.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Eu tinha visto uns sites de fanfic, mas honestamente, nem sabia o que era, rs. Adorei as informações!

    Beijos,
    http://paraisodemenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que agora você sabe o que é!

      Obrigada pela visita, ADOREI seu blog! Beijos!

      Excluir
  11. Agora ja sei o que fanfic significa eu tenho um da sel e da avril minhas divas mais tudo na minha cabeça.
    Materiais Photoscape e Photofiltre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes de fazer uma fanfic leia minhas dicas tá bom? kkkkkk A Avril e a Sel são divas mesmo! Não sou fã, mas admiro muito elas!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  12. Agora eu ja sei o que significa :) Adorei o post ..

    http://souzadiinha.blogspot.com.br
    Beijos <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Adorei seu blog!

      Obrigada pela visita, beijos.

      Excluir
  13. Adorei seu blog :) tô seguindo, se der dá uma passadinha no meu?
    strawberrycupcake-rafa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada pelo elogio. Vi o seu sim, mas você leu a postagem? O.O

      Excluir
  14. Olá Anna, que lindo seu blog, realmente me encantei, e achei tão maduro que fui até checar sua idade com medo de falar informalmente e ofender alguém mais velho XD simplesmente fabuloso!
    acabei de sair de um blog onde a menina se justificava da mesma forma, e tenho que confessar que vou passar pelo mesmo momento agora (recuperação), vou passar umas duas semanas longe do blog e acho que isso é um contratempo ao qual todas blogueiras vão passar então é totalmente compreensível ^.^
    Na verdade, eu sou leitora de fanfics desde muitos anos atrás, e apesar de antes de ler pela primeira vez ter ficado completamente confusa a respeito, já passei por tantas leituras que ja entendo relativamente bem do assunto, mas não tem bem quanto seu post ensina O.O na verdade, fiquei impressionada com você ter todo esse conhecimento nessa idade, rsrs
    espero que eu esteja por aqui mais vezes, gostei bastante do blog, beijo e ótima semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada pelos elogios, mas na verdade quem escreveu essa postagem fui, Amanda (A postadora amiga de Carol). Obrigada pelos elogios! (Também tenho a mesma idade de Carol)

      Beijos e novamente, Obrigada pela visita!

      Excluir
  15. Eu nunca escrevi fanfics, mas teve uma época que eu lia muito. Essas dicas são bem legais para quem escreve, porque às vezes você vai ler uma fanfic que tem uma história legal, porém mal desenvolvida. E isso é broxante, né?
    E Peeniss é muito amor, né?
    Beijos!

    http://sendomariella.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Marina! Fico super desanimada quando vejo uma fanfic com uma sinopse com erros de português HORRÍVEIS e nenhum uso de vírgulas!

      (É meu segundo ship preferido, o meu top é Amanle (AMANDA E GALE ♥)

      Adorei seu blog! Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  16. Que legal o post adorei :) tô seguindo aqui, bjs
    strawberrycupcake-rafa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Que legal, eu não sabia sobre isso... (:

    bjs
    theplugados.blogspot.com

    Se não for te incomodar, será que você pode visitar o blog da minha amiga? ela tá começando agora... http://borboletasnagaveta.blogspot.com.br/ obg!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Visitei seu blog e o da sua amiga também. Adorei o blog de vocês dois ♥

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  18. Não sou fã e nunca escrevi nenhuma fanfic, uma vez eu li umas do crepúsculo, pois minha amiga tinha me passado algumas mas não me agradaram.

    Beijos,
    Marinah | Blog Marinah Gattuso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei muitas vezes escrever uma fanfic, mas sempre abandonava. Até que desisti e fiquei só por ler mesmo. Ah provavelmente você não deve ter achado nenhuma que te interessasse. No Nyah (Link na postagem) tem algumas fanfics ótimas!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  19. Ah, sim, legal o termo eu não conhecia. E já vi alguns livros nesse sentido também.

    ResponderExcluir
  20. Eu não conhecia legal *_*
    Bom gostaria de te pedir um favor, vota em mim no duelo de blogs daqui >> http://www.cereja-com-morango.blogspot.com.br/ << Obrigada!
    Beijos
    diariosamigas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal que você gostou! Votei em você!

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  21. Super tenho vontade de escrever uma fanfic, mas não tenho criatividade pra inventar histórias! Não é comigo, haha

    http://onthefame.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não :/ Sempre abandono. Desisti então e resolvi só ler fanfics!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  22. Gente eu escrevo e não sei o que é rsrs. A mais é super legal né?


    http://newsdayoff.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk Agora sabe né? Espero que tenha gostado da postagem

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  23. Haha, entendo desses assuntos, gosto muito de fics, são tão legais :3
    Eu já li várias fic's legais, tem até umas que você pode por o seu nome, e o da melhor amiga, aí a história fica parecendo sua. -qq

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já tentei escrever uma fic sobre eu e mais duas amigas minhas! Éramos bruxas de Hogwarts e tudo mais! Mas eu acabei por abandonar (Falta de inspiração RULEZ!)

      Espero que tenha gostado da postagem, beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  24. eu nao fazia idéia do que era fanfic!
    World Cutest tbm é cultura! haha
    vou visitar alguns ><

    http://blogportalteen.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que agora sabe! É muito bom ver quando vocês descobrem algo novo por meio do blog :3

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  25. Eu curto fanfic...
    te entendo sobre o tempo afastada por conta da escola...fiquei assim também em junho por conta das provas finais da faculdade...mas o importante é dar tudo certo no final! :)
    Boa sorte!

    http://www.rebucomcafe.blogspot.com.br

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela compreensão Alice, tem gente que acha que realmente a gente não tem vida O.O

      Obrigada de verdade, beijos.

      Excluir
  26. AAAH, fanfic é comigo! :3 Tanto que meu blog é dedicado somente à elas, né? Escrevo desde 2005 e sou beta-reader desde 2007. Já fiz parte do FFADD (fanfic addiction, que na época era mcfly addiction) e de um site dedicado à fanfics do my chemical romance. Mas saí de lá em 2009 por causa da minha internet e o site saiu do ar 1 ano depois :c Enfim, eu amo fanfics e adorei o post *-* Ah, coloca o fanfic obsession aí na lista, ele é o melhor de todos *-*

    xoxo ~♥
    writers-offenders.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. UMA VICIADA EM FANFICS AQUI GENTE!! kkkkkkkkk Vou colocar sim Linda! Não conhecia o Obsession e adorei conhecer!

      Obrigada pela visita e eu ADOREI seu blog!

      Beijos.

      Excluir
  27. Vihs morria e num sabia disso mew, affs tanta coisa pra aprender ainda kk


    BEIJUXX
    http://ianapaulinhaaaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKK Eu há um ano atrás não sabia quase nada sobre fanfics, aí eu resolvi pesquisar mais sobre esse assunto e hoje sou fanática por fics.

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  28. Que bacana! não sabia não!
    http://kelly-club.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da postagem ^^

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  29. Adooooorei as dicas, mas eu não sou mt de fszer fanfics ahuas', ficaram ótimas!

    Beeeeijos
    #Nhaaac >>>http://the-lovers-official.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que bom que gostou :) Eu também não sou muito inspirada para fazer fics, mas sou fanática na hora de ler :)

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  30. Amei as dicas, não sou muito boa em fazer essas coisas!

    www.ingridsakamotodossantos.tk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não sou tão criativa, por isso prefiro ler á escrever fanfics!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  31. Gostei pra caramba da postagem, eu já pensei em escrever uma fanfic, mas acabou ficando sexual demais e não deu certo HUASHUASHUSAHUSAHUSAHUASH' ;3

    Beijos! ♥
    Pós Florescer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. KKKKKKKKKKKKKKKKKK Deixa o link aqui depois para eu ler :3 Que bom que gostou!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  32. Que bacana. Não sabia o que era, super interessante.

    Beijos.

    www.mundodajulia13.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Entendi agora, nossa eu pensei que era tipo de um site de compra, mas tudo bem kkkkkkkk
    encantosdeumaadolescente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkk Que bom que entendeu!

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  34. Não conhecia não,agora sei o q é! muito legal! :)
    bjs ;*
    Fabulosa-Makeup
    Casa do Photoscape//OFICIAL

    ResponderExcluir
  35. Eu já fui muito viciada em fanfics. Costumava ler sempre, e tinha algumas realmente boas, onde o autor escrevia super bem! A gente até achava que era um livro mesmo. Mas como você disse, coisas como erros de português, falta de organização da história, etc. detonam nossa vontade de ler.
    Dos sites que você citou, eu conhecia o Nyah e o do Potterish. Nunca escrevi uma fic, mas as vezes dá vontade. Na minha época de viciada em fics eu quase comecei uma de Harry Potter. Ia ser sobre a ida da Lilly pra Hogwarts, porque eu sou apaixonada por essa época dos Marotos. Enfim, ela não saiu do primeiro capítulo do meu Word HAUEHUHAUHEUAH :p

    Beijo,
    muggle-world.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou uma fã assídua de fanfics! Erros de português e muitas gírias me deixam super super para baixo. Que bom que gostou da postagem, eu também já tentei escrever uma fanfic sobre HP, mas também não deu certo (AMO OS MAROTOS <3)

      Beijos e obrigada pela visita <3333

      Excluir
  36. Eu nunca ouvi falar mas e bom saber, né?
    www.cereja-com-morango.blogspot.com,Bjs'

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah que legal que você gostou da postagem, fanfics são o máximo!

      Beijos e super obrigada pela visita ^^

      Excluir
  37. Não conhecia, muito interessante! Post super completo, adorei.
    Já sigo o blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah obrigada, fico feliz por saber que gostou.

      Beijos e obrigada pela visita

      Excluir
  38. Oi adorei seu blog.
    Tenho um blog também que aborda temas como moda e beleza entre outros.
    PARTICIPE do sorteio de uma linda bolsa Stella Mccartney "inspired".

    http://alinefashionmoda.blogspot.de/

    Bjokas :)

    ResponderExcluir
  39. Eu já sabia, sempre quis criar uma, mas não tenho ideias .-.
    http://lazygirll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Não tenho nenhuma inspiração, fico só como leitora mesmo haha

      Beijos e obrigada pela visita!

      Excluir
  40. Eu tenho uma só que não é baseada em nada, acho que é mais uma web do que uma fanfic. Eu posto no tumblr :)

    Beijos!
    http://like-paradise.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Não sabia nn' mais ameeei tudo aqui no seu blog, design, tudinho mesmo :))

    Sweetness Everythings

    ResponderExcluir
  42. Eu nunca ouvi falar em "fictores" e olha que eu escrevo fanfics há mais de quatro anos. Geralmente ou é escritor de fanfic ou ficwriter.
    Death fic é onde UM DOS personagens morrem. E lemon geralmente é usado para relações sexuais entre casais homossexuais.
    De resto tá certinho mesmo, eu acho tãao legal quando vejo alguém escrevendo sobre fanfic aqui na blogsfera! Eu mesmo toco muito nesse assunto no meu blog! *-*

    ps: só faltou o fanfiction.net, que é o melhor, maior e com as melhores fanfics do MUNDO. Sem contar que são muitas fanfics! Tipo, mais de um milhão. rs


    Beijos.

    ResponderExcluir
  43. muito otimo mesmo o seu blog
    lindo e alem de tudo com informação detalhada e explicada
    estou seguindo

    ResponderExcluir

Muito obrigada por expressar a sua opinião! ;)
O Chez Anna é um blog totalmente averso à comentários ofensivos e preconceituosos. Não se esqueça das boas maneiras que a mamaim ensinou, tá? Educação gera educação! Vem espalhar amor com a gente! < 3

{more: fan page | twitter | tumblr}

Postagens populares