As consequências da busca pelo "corpo perfeito"

UPDATE 24/06: Olha só o blog de cara nova! Primeiramente, este layout não foi feito por mim e os créditos estão na sidebar e no final do layout. Confesso que eu já estava cansada daquele vermelho e roxo. Então, decidi por este aqui até concluir o layout que estou fazendo. Mas e aí, curtiram o resultado?! 
Oi, pessoal! Finalmente eu voltei e desta vez é para ficar mesmo haha Quem acessou o blog nas últimas semanas deve ter notado um aviso na sidebar sobre a minha ausência devido as provas finais do bimestre. Como prometi, passei por média e até o fim do próximo mês o blog vai ser atualizado. Prontos para me aguentar até lá? 
Por mais que pareça piada, ainda existem pessoas no mundo em busca de um "corpo perfeito", "cabelo perfeito", "estilo perfeito" e etc. Não julgo quem sofre problemas em relação a isso porque tudo tem uma causa, tem seu motivo. Vai ver que essa busca é consequência de bullying, não aceitação com o próprio corpo ou no meio. Antes de sair julgando alguém, eu procuro pensar que há algo mais, ali, atrás de tudo. Aonde eu quero chegar? Só no fato de você ter que respeitar os outros, sem apontar o dedo e fazer uma lista com 124262528 defeitos daquele alguém que você não se dá muito bem. 

Hoje, essa busca pode ser considerada um transtorno ou distúrbio. Quando as pessoas, por exemplo, querem ser muito magras afim de que tenham o corpo ideal, elas são consideradas anoréxicas. Para quem não sabe o que é, anorexia é um transtorno alimentar caracterizado por uma perda deliberada do peso e principalmente pelo pavor enorme de engordar. Dentre algumas causas do transtorno, temos:

• Busca pela perfeição
• Dar muita atenção ao peso e à forma
• Autoimagem negativa
• Determinadas ideias sociais ou culturais sobre a beleza

Nem sempre as pessoas que buscam por um "corpo perfeito" são anoréxicas. Por exemplo, podem ser bulímicos. A Bulimia é o contrário da anorexia pois as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos tornado-se compulsiva, e depois, utilizam métodos compensatórios (vômitos induzidos, uso de laxantes e etc).

Como lidar com esses transtornos?
Lidar com transtornos alimentares não é tão fácil para quem é bulímico ou anoréxico. Exige muita força de vontade e coragem para revelar que sofre com a doença, pois elas sentem vergonha de si mesmos. Em muitos casos, só é descoberto quando a (o) paciente já está em uma fase grave. Portanto, se você conhece alguém que sofre algum tipo desses transtornos, não deixa ficar por isso mesmo. Converse com ela e explique que é importante a procura de um especialista. O tratamento deve ser acompanhado por um terapeuta e pelos familiares, que são de suma importância para incentivo e apoio; mas, acima de tudo, o bulímico ou anoréxico deve amar o próprio corpo, amar a si mesmo. Seja magra, seja gordinha, não importa.

Para finalizar: Goste de você do jeito que é
Não se compare a suas amigas, não se compare a ninguém. E, principalmente, não siga os padrões impostos pela mídia. Não fique se estimulando a depressão querendo ter o corpo da famosa x ou y. Provavelmente, você que está lendo este post, é uma (ou um) adolescente e seus hormônios estão a flor da pele. Nosso corpo está em constante mudança, daqui á 5 anos quem sabe você não esteja com o corpo que hoje, você deseja? É só uma questão de tempo. Ah, e de metabolismo também.

Links extras:

• Coluna "Eu amo meu corpo" na Capricho
E você, o que pensa sobre o assunto? Conhece alguém com transtorno ou já passou por isso? Já sentiu sua autoestima lá em baixo porque se sentiu gorda ou magra demais? Me conta tudo aqui em baixo! <3

26 comentários:

  1. Falou tudo, temos que respeitar as outras pessoas sempre!

    http://naomemandeflores.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelo comentário ❤
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  2. Eu acho que é desvantagem total essa busca pelo corpo perfeito, algo que nunca irá ser encontrado. É necessário se amar do jeito que é.


    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Curti a fan page? (www)
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo. Por mais que as pessoas coloquem na cabeça que existe um "corpo ideal", não existe.

      Obrigada pela visita e pelo comentário ❤
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  3. Adoreii o post! Falou tudoo! Acho uma loucura essa busca pelo corpo perfeito a todo custo!
    A gente tem que se aceitar do jeito que é! Claro que podemos mudar ou melhorar uma coisa aqui outra acolá, com a alimentação, exercícios físicos e tal!
    E isso de corpo perfeito é muito controverso,não tem um padrão certo né? Pra muitas o corpo perfeito, é aquele bem magrinho, o que eu particularmente não gosto do meu corpo magro, se vc quer me deixar louca me diga que estou magra, haha,prefiro com mais carne! Pra outras o corpo perfeito é aquele mais malhado, sarado e assim por diante!
    Por isso é importante a gente se amar independente de qualquer coisa!
    beijOO!

    http://achadosdabrunna.com.br/
    instagram: @achadosdabrunna

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna. Obrigada por ter compartilhado o que você acha! ❤
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  4. Isso tudo é culpa da sociedade que vivemos hoje, onde a aparência é mais valorizada do que qualquer outra coisa. Eu como tudo sem culpa, a vida é pequena demais pra ficarmos nos preocupando com isso, mas, é claro que não podemos exagerar, mas pro caso da saúde. Bem vinda de volta Anna.♥
    PiinkCookie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Meus familiares vivem dizendo que sou magra demais, sou magra mas nem tanto. Com isso, fiquei com obsessão de comer, comer e comer. Nem funcionou, sou magra mesmo! Claro que engordei uns 2 quilos e isto me animou. Mas agora percebo que isso é bobagem e devo me aceitar como sou! Beijos,

    EMPIRE OF STARS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sou magra mas não peguei essa obsessão de comer, e confesso que no início, sofri um pouco. É como você disse, somos magra de ruim mesmo! Como e não engordo. É melhor se aceitar como é e ser feliz! :-) haha

      Obrigada pela visita e pelo comentário ❤
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  6. Às vezes, me sinto meio incomodada com alguma espinha que aparece, algum cabelo fora do lugar, uns quilinhos acima do peso, mas isso é normal, faz parte. E nós temos que aprender a lidar com isso do melhor jeito. Sempre quando estou assim, escuto a música "Who Says" da Selena Gomez, que me anima.
    Amei o post, beijos! E já estou seguindo seu blog ~que é perfeeito~

    Geração de Fé

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sempre bom ouvir aquela música que te deixa mais leve, né?!
      Obrigada pela visita e pelo elogio ❤
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  7. Nossa, quanto tempo! Isso é um assunto meio que polêmico, pois quando a gente pensa nesse assunto em seguido vem logo "anorexia" > "doenças" e "morte". Tem meninas ou até meninos mesmo que exageram nessa busca do corpo perfeito. Concordo plenamente com o que disse! eheh
    un-wantednostalgia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudades Sr. Marina ❤
      Obrigada por (re)aparecer por aqui! Volte sempre! Xx

      Excluir
  8. Concordo com voce. Pra mudar, tem que ser por voce não pelos outros. Esses padrões de beleza impostos pela mídia são um problema.
    beijo
    http://floremrenda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ponhe problema nisso!
      Obrigada pela visita e pelo comentário ❤
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  9. Adorei o post e ele veio em uma hora ótima para mim! Estou me sentindo inchada ultimamente, já tentei de tudo. E o pior é que pra fazer uma dieta saudável, precisamos comprar coisas lights e diets, só que essas coisas são todas carinhas e minha mãe não compra. Dai, olá besteiras! Hahaha, preciso mudar minha alimentação. Porque meu medo não é ficar gorda e sim ter dificuldades para andar, correr, me mover em geral né.

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que, de alguma forma, eu te ajudei. E, pelo fato de você se preocupar em relação á saúde e não a neura de "ficar gorda".

      Obrigada pela visita e pelo comentário ❤
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  10. Olá, Anna! Tudo bem?
    Que interessante este assunto que você resolveu debater! Ultimamente
    estava sendo o assunto de muitas redações em minha escola, onde a busca pelo corpo perfeito estava associada a uso de anabolizantes, proteínas e exageros de outros meios através da academia e outros. Quando vi seu post, achei que iria falar sobre isso, mas li e vi que era sobre anorexia e bulimia, o que não deixa de ser interessante.
    Realmente, as pessoas alienadas pela mídia sempre vão em busca do "corpo perfeito" do fulano sem pensar nas consequências.

    Adorei seu blog, ele é lindo e já estou seguindo!

    Beijos, Vanessa.
    peaceandlove-nessa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, seja bem vinda ao blog! E muito obrigada pelos elogios <3
      "Corpo ideal" é um tema que estará relacionado tanto quando esses transtornos do post assim como o uso de anabolizantes. É impossível não ligar uma coisa com a outra, não é?!
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  11. O blog está lindo. Adoro layouts desse tipo *u*
    Enfim, nunca passei por isso não. Eu não fico paranoica com esse lance de procurar a perfeição e tal, gosto de mim do jeitinho que sou, não tão magra nem tão gorda. Acho que eu nunca vou passar por um distúrbio desses. Mas infelizmente tenho uma amiga que sofria anorexia, ela comia tudo e depois vomitava. Mas graças a Deus, hoje ela parou com isso e ta perfeita do jeito que ela é!

    garotadifferente.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda bem que a sua amiga já superou isso, né? É até constrangedor conversar ou falar do assunto com alguém assim. Mas, se ela comia e depois vomitava, então ela sofria de bulimia e não anorexia.
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  12. eu acho que cada um tem que gostar de si mesmo, independentemente se é gordo ou magro, mais tipo, também tem que se preocupar com a saúde.

    :)
    www.meninaperdida.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está certíssima! Obrigada pela visita e pelo comentário ❤
      Volte sempre! Xx

      Excluir
  13. Concordo com sua opinião Anna! Não devemos nos comparar a ninguém e sim gostar de nós mesmas do jeito que somos.
    Eu sempre fui magrinha, é genética. Nunca conheci ninguém sofrendo desses problemas, só uma colega de classe que (quase) chegou a esse ponto, mas com a ajuda do namorado e dos pais conseguiu superar ^^

    Ps.: adorei o layout (mesmo sendo free)! Estou ansiosa para ver o que você está fazendo.
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  14. Oi, tava dando uma olhada no seu blog e achei esse post super interessante, já sofri com esses problemas e o pior é achar que isso não afeta ou que não vai levar a transtornos maiores, e bom o problema é no tipo de beleza que a sociedade acaba colocando, e isso é muito ruim. Mais aprendi que acima de qualquer coisa devemos nos amar da forma que somos. Amei sei blog, esta de parabéns. Xoxo,

    k-cliche.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Muito obrigada por expressar a sua opinião! ;)
O Chez Anna é um blog totalmente averso à comentários ofensivos e preconceituosos. Não se esqueça das boas maneiras que a mamaim ensinou, tá? Educação gera educação! Vem espalhar amor com a gente! < 3

{more: fan page | twitter | tumblr}

Postagens populares