A importância das redes sociais para um blog

E nesses milhares de sites e blogs que a gente costumeiramente acessa, vire e mexe alguém anda falando sobre mídia, divulgação e redes sociais. Muitas das vezes, porém, não sabemos o que é, realmente; ou não paramos para pensar qual a finalidade que o twitter, facebook e etc têm no nosso dia-a-dia. E para o seu blog, já pensou? Existem diversos fatores que tornam uma belezinha dessas bastante valorizada por milhões de pessoas no mundo! E por que não ser uma delas a fim de turbinar o seu espaço? Será que tem retorno? Te dizemos e mostramos como! 



Engana-se quem acredita ser coisa boba criar fan-page, twitter, pinterest, instagram (“imagina! Postar foto de blog? Humpf!, cada coisa querendo virar gente...”), entre diversas outras redes para um endereço da internet. E, sinceramente, não é. Nem um pouquinho. Se liga:
  1. Os brasileiros, por exemplo, estão sempre conectados em pelo menos uma delas, e cada vez mais, esse porcentual aumenta consideravelmente, aponta pesquisa;
  2. Atinge uma parcela desses indivíduos (se não quase todos eles), que por meio de compartilhamentos, curtidas e comentários, leva à outra (s) e assim segue-se o ciclo;
  3. Permite que você interaja com várias pessoas, conhecendo-as melhor e consequentemente possibilitando uma troca de links (no caso, suas redes sociais - inclusive, o blog)
Leia também: Por que usar as redes sociais no seu negócio?, no Email Manager.

Ah! Sem contar a enorme acessibilidade que ela nos proporciona. Te permite não apenas avisar que daqui à 1h sairá post novo sobre os 'favoritos do mês' mas também que vai rolar uma surpresa na próxima semana sem necessariamente ter que comunicar no blog. Não tem forma mais prática e fácil de divulgação do que essa! 

Mas este é apenas o primeiro passo: tomar-se de conta o quão uma página social na internet pode beneficiar seu negócio. Não há postulados na qual você deve seguir para 'entrar nesse mundo', mas há algumas sugestões que irão te favorecer. Esteja sempre de olho nas notificações da sua página; atualize-a com frequência, de preferência, um dia sim e outro não; poste frases inspiradoras, imagens que passem boas vibrações, comunique-se com os seus leitores e mantenha sempre um contato com os mesmos. O importante é você estar sempre atento e tentar administrar um ritmo de atualizações semanal. Não sabe como fazer? Olha só um exemplo simples:


A planilha segue basicamente uma sequência de atualizações, baseada em uma semana com apenas um post para ser divulgado (você pode adequá-la de acordo com as suas preferências e necessidades, lembre-se que este é apenas um exemplo!). Seguindo a ordem, teríamos: Na segunda-feira, X post seria soltado às 13:00 e, em seguida, seria feito a divulgação em uma rede social. Logo mais, às 15:00, seria divulgado novamente e também às 21:00. Aconselho seguir a base deste raciocínio em divulgar após o post ter sido publicado e estabelecer horários para divulgar outras vezes ao decorrer do dia e da semana, fazendo alternâncias com outras publicações.

Dessa forma, você terá sempre mais visualizações, já que a postagem estará sempre vindo à tona. Esta é uma ótima dica principalmente para aqueles posts mais elaborados e que merecem um quê de importância a mais! E caso ela tenha sido publicado há alguns dias, semanas ou meses, crie sua própria planinha e continue a divulgar. Seguindo esse pensamento, seu blog estará farto de conteúdos e funcionará como uma isca para prender seus leitores. 


Em breve, sai mais posts sobre o tema! Acompanhe o World Cutest nas redes sociais para não perder os próximos:

16 comentários:

  1. Eu sempre divulgo meus posts em redes sociais, e acho que super ajuda também.
    Beijos
    http://ateliefeminino.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu salvei sua planilha aqui! Achei ótima, nunca parei pra pensar nisso (da planilha).
    Eu estou dando uma repaginada nas redes sociais do blog, acho que quando tem um visual bacana, sempre chama atenção.

    www.republicacrash.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post, já salvei a planilha no Pinterest pra não esquecer. Ainda preciso me corrigir nisso porque não posto nada sobre o blog no meu twitter nem no instagram. Só uso (pouco) a fan page do blog. Eu sei que ajuda mas eu esqueço, ou tenho preguiça. Haha Há algumas semanas atrás atualizei a fan page e botei outra logo e tal, mas de que adianta se eu não postar nada né?

    Beijos! quatorzeoutonos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. OOOOOOOOOOOOOOI, Anna! Tuuuuuudo bem, diva? ♥ Caraca, e eu aqui achando que as redes sociais não eram tão importantes assim para o desenvolvimento do blog... :3 Agradeço por você ter feito esse post! Tenho uma page no facebook, mas nem a atualizo mais por falta de tempo, acredita? É simplesmente impossível! Por isso optei em abandoná-la por um tempo... Ei, bem que eu podia convidar alguém para ser administrador da página, né? Hahaha, vou fazer isso! Aaah, que os brasileiros são viciados em redes sociais, isso não é segredo algum, uahsuahsuah! Gostei muito das suas dicas, irei criar cada rede social para o meu blog! Vai que ele se desenvolva mais? ♥

    Um enoooooorme e grande beijo,

    Juu-Chan || Nescau com Nutella

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu adorei essa planilha, ótimas dicas!
    http://blogmudancas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. É a mais pura verdade, devemos estar onde os nossos leitores estão. E dessa forma tentar alcançar não somente quem já acessa o blog, mas quem tem potencial para se tornar um leitor do nosso conteúdo. Mas mais importante do que estar presente é gerenciar as redes sociais com qualidade. Hoje eu tenho muita dificuldade em fazer esse gerenciamento, por isso preciso muito de usar uma planilha como a sua. Parabéns!

    http://www.detudoumtanto.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa que interessante, nunca parei para raciocinar realmente o significado delas em geral em nossas vidas, eu sempre pensava que certa forma servia para facilitar e trazer mordomia pro provo, mas elas tem algo muito mais importante do que só isso. Eu achei bem interessante esse post! ♥

    Broken Rules

    ResponderExcluir
  8. AI MEU DEUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS SDGSDJGJSDFH Anna, seu blog tá lindo ♥_♥
    Antes eu criava várias redes sociais pra divulgar o blog, mas aí me deu uma preguiça danada e exclui tudo. Agora criei só a fanpage no facebook que ta com poucas curtidas porque também fiquei um tempo longe do blog sudhgudshg mas vou tentar atualiza ela sempre que der. Gostei da planilha, vai ajudar.

    heythay.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Também acho super importante as redes sociais na divulgação de um blog, elas são o recurso que mais impulsionam as visualizações! Ótimo post, Anna, espero que as pessoas possam tirar boas dicas dele. ;)

    ResponderExcluir
  10. acho as redes sociais essenciais para um blog, facebook principalmente. Sempre que posto algo divulgo no meu face e na page, além de conversar com outras blogueiras ou leitoras do blog. Aproveito ainda o twitter e o google+, além do insta.

    Blog Garota Adocicada ♡
    Instagram @karoulles

    ResponderExcluir
  11. Divulgar nas redes sociais é sempre bom, aumenta as visualizações, principalmente se for em assuntos que provoquem polemica! Beijos!

    Nova seguidora, aguardo sua visita!
    http://voltinhasemparis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Divulgo nas redes sociais, na página do blog, twitter, google plus e nos grupos do facebook. Eu sempre busco estar em tudo e buscar mais pessoas para ler e gostar do blog. Você já deve saber da sacanagem do facebook, né?, e com isso, atrapalha bastante a divulgação. As pessoas na minha página NÃO participam de nada, pois a publicação não chega em todas e para as que chegam, elas não ligam, e tal (mas eu e minha irmã estamos fazendo umas coisinhas pra mudar isso). Enfim, divulgar muito é chato, pois vão ver que a página é só link e não tem uma imagem atrativa, frases legais, e tal. Deve-se aprender a dosar mais. Bises.

    jessica do donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. meu blog ainda não tem redes sociais pois é muito pequeninho.. pretendo crescer, mas pra isso há tempo.
    o seu blog é o máximo! bjs, y-oungsoul

    ResponderExcluir
  14. Eu divulgo basicamente sempre que posto e tenho que começar a divulgar mais, é super importante! Amei o post!
    www.diarioruivo.com

    ResponderExcluir
  15. Esse post era tudo o que eu realmente precisava para finalmente ter paciência e arrumar um tempinho para atualizar as páginas do meu blog nas redes sociais.
    Amo quando os blogueiros postam as coisas certas no momento certo.
    Seu blog é um amor.

    http://teenworld-teen.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sabe que nunca tinha pensado nisso? Eu sempre divulgo postagens novas, mas divulgar as antigas nunca tinha me passado pela cabeça. Acho que é uma boa ideia se for postagens que não tem um assunto especifico de uma época, como por exemplo, resenhas de livros ou tutoriais. Lógico que divulgar uma postagem sobre o Natal em pleno julho não vai dar certo, mas com outras postagens pode funcionar, vou tentar fazer isso ^^

    ResponderExcluir

Muito obrigada por expressar a sua opinião! ;)
O Chez Anna é um blog totalmente averso à comentários ofensivos e preconceituosos. Não se esqueça das boas maneiras que a mamaim ensinou, tá? Educação gera educação! Vem espalhar amor com a gente! < 3

{more: fan page | twitter | tumblr}

Postagens populares