Blogueiras respondem: Como eu aumento o meu vocabulário no inglês?


O inglês é, hoje, o segundo idioma mais falado no mundo. 500 milhões de falantes não é para menos, né? É por essas e tantas que, atualmente, é necessário sabermos no mínimo, o básico para conversação, entendimento e etc. Muitas pessoas fazem curso de inglês e outras não, mas tentam aumentar o vocabulário do jeito que podem. Já faz um tempo que ando querendo falar mais sobre isso aqui no blog, (e 'reativar' o quadro A Vida de um Intercambista) então, perguntei no meu twitter pessoal quem gostaria de participar de um post. Algumas meninas se disponibilizaram à falar sobre como é a experiência delas com o inglês e o que veem fazendo para ser mais fluente. Elas sugeriram várias coisas legais, ó:

Amanda MonttFrequento um curso de inglês perto da minha casa há uns 3 anos. Eu era incrivelmente ruim em inglês por simplesmente ser incrivelmente ruim em gramática. Quando comecei o curso, vi que era boa pelo menos no básico, e essa de ficar com anos e anos com notas de média em até 100% era um bocado animador. Em 2011, fiz minha primeira viagem internacional e sobrevivi duas semanas de inglês. Era, do trio, a melhorzinha na língua, e ser forçada a falar acabou que me deixou mais animada. Coloquei na minha cabeça que queria ser fluente. Sempre tive minhas preferências por séries em inglês e músicas em inglês, e tive minhas manias de sempre ficar comparando com a tradução. Com a ~idade~ chegando e a preguiça junto, acabei perdendo esse costume e me forçando a entender a tradução ouvindo direito. 2012 foi meu ápice de composições (sim, sou viciada em música desde pequena, mas costumava escrever em português e largava para traduzir em um 'depois' que nunca chegou), e enchi cadernos com letras em inglês. Sempre queria rechear todas elas com palavras bonitinhas, o que sempre me 'obrigava' a ficar procurando palavras novas e mais comuns.  Esse ano tive minha melhor experiência com inglês até hoje, que foi um intercâmbio (com a escola) de um mês (o que chamariam de imersão, mas como a escola cismou em chamar de intercâmbio) tendo aulas (meu nível foi o avançado 2) com um professor (foram 22 dias ao todo, se não me engano) e a experiência de poder morar lá, conversar com gente de várias partes do mundo, e sempre em inglês (quando não era brasileiro) foi sensacional. Aproveitei e comprei um livro grosso em inglês (o nosso 'a culpa é das estrelas') e um caderno, que ia ser meu 'caderninho de inglês', para concretizar o meu desejo básico de ser fluente o mais rápido possível. Cada palavra que não soubesse seria anotada ali. Um dicionário que futuramente serviu para regras de gramática e tudo mais, graças ao choque de ter ido mal em uma prova de inglês. E como uma criatura teimosa e persistente, estou sempre buscando, em séries e filmes em legenda, escrevendo nesse caderno, lendo mais e focada em ser fluente. Ou o mais próximo disso.


Anne GattiniEu faço fisk desde muito tempo, adoro os meus  professores (sempre tive a sorte de ter os melhores) e o método de ensino deles, (apesar Quem não tem essa oportunidade, eu indico ouvir várias músicas, cantar junto e escrever a letra e depois a uma coisa que eu tenho feito e indico para evoluir, é ler livros em inglês. É um pouco chatinho no começo, dá um desanimozinho mas quando você consegue entender, vem um sentimento de realização muito gostoso! Ah, tem um site gratuito que também é muuuito bom, chama-se Livemocha e você pode aprender dezenas de idiomas. Nas aulas, você aprende vocabulário e a pronuncia, corrige os exercícios de quem está aprendendo o português e até mesmo, quem domina o idioma que você está aprendendo.



Thami Ramalho: Eu gosto de ver séries e filmes com legenda, porque além de aprender inglês, ouço a voz verdadeira do ator. E a maioria das músicas são as internacionais, então isso treina mais ainda, pois eu busco as traduções e vou conhecendo cada palavra para entender melhor a música. Eu comecei a me interessar pela língua, quando jogava aqueles joguinhos de sites online em que a maioria era inglês e eu ficava perdida e detestava perder, então abria o dicionario que meu pai tem aqui e pesquisava cada palavra. Depois disso foram as músicas e logo depois as séries e filmes (e eu tinha mania de ver dublado, porque eu sempre fui preguiçosa), mas agora não consigo assistir sem legenda. E minha dica é essa, ver filmes e séries legendados, buscar o significado das palavras que encontram em músicas "bonitas" é uma forma legal de aprender e sem nenhum custo. Aí se quiser aprimorar mais, vai um cursinho (até mesmo online, que agora existe).


Mari Leme: Até um tempo atrás, sabia só o básico do inglês, aquilo que se aprende na escola. Eu não me interessava em aprender o idioma, não suportava filmes em inglês com legenda e muito menos me interessava em saber a tradução de músicas em inglês. Comecei a assistir seriados e filmes no idioma com legenda, procurei traduções de músicas que gostava e comecei um curso de inglês, assim, meu vocabulário foi aumentando. Com o tempo, entendi que a evolução do aluno que aprende o idioma, depende 90% dele e 10% do professor que ensina, com pequenos hábitos (filmes, seriados, tradução de músicas e afins), tudo que citei acima e com a ajuda de um curso de inglês online grátis  (faço o Duolingopara reforçar, notei que fui aprendendo bem mais, expandindo o meu vocabulário muito mais rápido do que meus colegas de classe que fazem o curso por obrigação.


Malu BassanQue o inglês é um quesito fundamental hoje em dia na hora de trabalhar ou viajar, isso é fato. E eu acho que você aprende essa língua não só em colégios especializados, não. Eu tenho minhas manhas: gosto de assistir filmes e séries legendadas e tentar reconhecer algumas frases que eu já tenha ouvido, tentar entender uma música requisitando a tradução em último caso e jogando a versão original de vários joguinhos, tudo em inglês. Acho que fazem diferença sim, é só você praticar e procurar entender. O inglês está mais perto de você do que imagina!





Ufa! Quantas dicas! Espero que vocês aproveitem e que as ponham em prática. Prometo que nos próximos posts sobre o assunto, indico alguns sites para quem quer fazer um curso online (e grátis!). Ah, e muito obrigada meninas, espero que vocês tenham gostado de compartilhar algumas dicas por aqui. E vocês, o que fazem para expandir o vocabulário no idioma?

Até o próximo post, pessoal! @annolivers

34 comentários:

  1. obs: 2º idioma mais falado no mundo iuehausihiu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então wikis tá de brinks comigo

      Excluir
    2. em número de cabeças falantes como 1a língua, mandarim ganha heushaheha fuckin china e seus bilhões de habitantes

      Excluir
  2. E eu pensando que tinha dado uma resposta gigante, vem a Amanda e escreve a bíblia.

    ResponderExcluir
  3. Inglês é para os fracos, eu aprendo latim sozinha u.u (Não tô de brincadeira, já passei umas cinco horas seguidas tentando aprender um pouco de latim)
    Eu nunca tive muito tempo pra fazer um curso de inglês, então prefiro aprender com aulas online, vendo coisas legendadas, ouvindo músicas em inglês...Coisas básicas que ajudam a melhorar o vocabulário. ,

    http://noite-strelada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Achei que eu tinha escrito demais, pelo visto estou enganada HAUAHUSAAHU
    Adorei participar do post Anna, pode chamar sempre que precisar!
    www.reindicando.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Haha, amei as respostas! Pelo visto as meninas são bem legais!
    Eu fazia inglês, mas já parei, hahaha, aprendo por música e twitter kkkkkk

    Beijos
    Batom De Framboesa
    Fique com Deus!

    ResponderExcluir
  6. Primeiramente estou apaixonada pelo seu blog, simplesmente perfeito.
    Adorei as dicas. Eu particularmente não sei falar inglês e quando penso que estou arrasando, na verdade não estou. Preciso entrar em um curso urgentemente!!!
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  7. OLHA EU AÍ GENTEM ~pronto, parei~
    Adoro participar de posts e deixar minha opinião, independente do assunto. Se tiver outro post assim, pode me chamar que eu aceito na hora! Gosto de ver que não sou a única que procura expandir o vocabulário com coisas simples, como músicas e filmes. Ainda pretendo começar um curso de inglês e viajar para o exterior só pra por a língua em prática!

    Beijos!
    http://meninamoderna-blog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu falo inglês fluentemente desde os 11 anos de idade, o único ''problema'' é que todos os meus professores eram britânicos e eu tenho o sotaque muito forte, igual ao deles, eu aconselho assistir filmes, séries legendadas, tentar repetir palavras que você acha difícil a pronunciação e etc, ajuda muito! Traduzir músicas e grifar as palavras que não conhece para procurar saber delas depois também.
    xxcacia

    ResponderExcluir
  9. Amei as dicas! tenho um aplicativo no tablet que é ótimo chama-se (Duolingo)
    Até uma das meninas citaram ele acima.
    Beijos,http://primeiroseusonho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Aawnt, queria ter sido convidada para isso kkk

    amo/vivo inglês.

    Fui para os EUA esse ano e ja planejo minha viagem de volta. Estudei inglês por seis anos e sempre que posso ensino algo por vídeos e lá no blog.

    Adorei a postagem



    Kisses,
    With love
    Djeni
    acidamentesensivel.com

    ResponderExcluir
  11. Julia responde: Faz um curso, carai! akslakslaks ok, parei.
    Ou usa o google tradutor mesmo, aí cê vai ser motivo de chacota e tal! Amei essas ideias, nossa.
    kkkkkkkkkkkkk Issssssso Anna, não me deixe sair u.u
    saudade de você, viu? Beijos!
    p-aradoxo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Importante saber inglês, costumo ver séries, ouvir músicas, entre outras coisinhas :)

    Visita meu blog e das minhas irmãs?

    www.WorldCCPM.blogspot.com

    Curte a FanPage? https://www.facebook.com/pages/WorldCCPM/344537332296209?fref=ts

    ResponderExcluir
  13. Confesso que adoro a língua inglesa! Eu faço de tudo para expandir meu vocabulário, desde escutar músicas a ver séries com legenda, porém quero me desafiar a ler um livro em inglês do qual eu já tenha ideia da história ou não hahahaha. As meninas foram ótimas e as dicas mais ainda!
    Beijos flor. Com carinho, amora queen -q

    blogandoseuassunto.blogspot.com.br/
    blog-sapatinho-de-cristal.blogspot.com.br/
    cha-de-glitter.blogspot.com.br/
    cantinhodak4mile.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Amei as dicas das meninas! Além de aprender o Inglês básico na escola, eu faço cursos online, mas pretendo ingressar em um curso profissionalizante, hoje em dia é essencial ser bilíngue! :)

    ResponderExcluir
  15. concordo com a thami...............adorei visitar>>bjo<>

    http://louca-por-html.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu costumo aprender mais nas músicas,vendo traduções,porque a aula de inglês não faz nada mesmo,acho que me dou bem,pelo menos eu consigo entender o básico ^^
    Um beijo
    http://bombasticmusics.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Eu fiz um curso de inglês, mas só sei o básico mesmo. Tipo consigo ler e quando alguém fala eu entendo. Mas, na hora de falar eu travo. =/

    http://marymicucci.com
    @marymicucci

    ResponderExcluir
  18. Um dos meus maiores desejo é ser fluente em inglês e colocar isso em prática nas minhas viagens. Ouço muito músicas internacionais, assisto filmes e séries com legenda, e vou associando as frases. E tenho uma aulinha xinfrim de inglês na minha escola. :P

    http://vidasemgravata.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. nem me chama; tchau pra você; heuaheuahue <3 Amanda escreveu uma bíblia, mas entãão, uma das minhas metas é ser fluente em inglês, e posso dizer que falta pouco ^ ^ Faço curso de inglês à 3 anos, na Wizard, e gosto muuito! Não faço por obrigação (dos pais), como algumas pessoas da minha turma, e acho que isso é muito importante pra quem quer de verdade aprender...por que antes de tudo, VOCÊ tem que querer, né? c: Uma das minhas maiores dificuldades, é em vocabulário, coisas simples, que falamos toda hora, esqueço muito rápido :B

    Beiijo!

    Mai ♥

    blog-nemteconto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Fiz curso de inglês, é verdade, mas tenho que assumir que aprendi mais inglês assistindo The Walking Dead legendado e ouvindo Coldplay de que no curso rsrs. Adorei o post, muito bem criativo e elaborado, sem falar que as dicas são ótimas.
    cronicasdeumlunatico.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu só vou fazer inglês no ano que vem. E eu estou super-ansiosa! Mas enquanto isso eu estou tentando aprimorar mesmo. Eu vivo assistindo seriados, e sempre são legendados. Já aprendi muitas palavras novas! E com músicas que você gosta é um jeito bem legal de aprender palavras novas. Eu conheci um site muito bom, é o Duolingo, tem até aplicativo pra Android dele (que eu também uso. É um ótimo site. No começo vc aprende o básico do básico, mas depois vai complicando), é muito bom! Não tem essas coisas de premium (ou qualquer coisa que tenha que pagar), e treina sua pronúncia, e tem um vocabulário de todas as palavras que você vai aprendendo durante o 'curso', recomendo! Adorei o post, quero ver os próximos :33

    Beijos, @WonderlandWD  <3
    Official-wonderland.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Gostei das dicas. Parabéns para você e seu blog. Sucesso.

    Beijos

    Blog | Divulgue seu sorteio | Divulgue seu post no meu blog

    ResponderExcluir
  23. Assim como a Thami eu amo assistir séries em inglês, é muito bom!
    Indico muito Gossip Girl, tudo o que sei de inglês aprendi com eles heheuehe <3
    lelusantos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  24. Vou usar essas dicas pra aprender espanhol, que estou fazendo um curso (online e grátis, mas já serve). Quero ser fluente em espanhol um dia.♥

    PiinkCookie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Bem legal o post amiga, Inglês hoje em dia é muito requisitado em um bom currículo.

    beijos beijos

    ¦ Blog Dany's Place

    ¦ Tutorial e Dicas

    ¦ Fan Page

    ResponderExcluir
  26. A eu sempre arrisco ficar contando histórias de viagens em família para minha prof de inglês e ela vai ajudando no que falta (nas frases)! É super bom *-*
    Super beijos!

    Me visita também?
    Blog Quase GêmeasFan PageTwitterYoutubeInsta

    ResponderExcluir
  27. Assim como a Anne, eu faço Fisk (mas comecei esse ano, na verdade ahha) e tenho a sorte de ter um professor ótimo! Ele é muito legal, ensina muito bem e é bem engraçado hahah. E além disso, já usei o Livemocha, mas antes de começar a fazer inglês lá, e foi por bem pouco tempo, mas o pouco tempo que fiz, eu achei bem bom, e tem inglês desde o mais iniciante, sem falar que também tem várias outras línguas. E a dica que ela deu, das músicas, é muito boa, eu sempre fiz ela, e acho que é a que mais ajuda. Adorei a ideia de Mush do caderninho de inglês. E ver filmes e séries com legenda é a outra coisa que ajuda bastante. Pretendo ler livros em inglês também, e fazer que nem ela. Queria aprender francês também, e pretendo usar algumas dessas dicas para quando eu for começar ahha.
    Beijos ♡
    Sim Senhorita (Clique aqui ou no perfil)
    @SiimSenhorita

    ResponderExcluir
  28. Faço CCAA á três anos (6 semestres) e adoro o meu curso, pq lá a gente não mexe com tradução das palavras, mas sim aprende a pensar em inglês. Desde pequena sempre disse pros meus pais que não iria querer uma festa de 15 anos como a da minha irmã (sempre achei um saco isso de vestidões rosas que parecem algodão doce, dançar valsa, ser o centro das atenções, nhenhenhé) mas sim viajar pra Disney e pra NY, que sempre foi o meu sonho. Então eles me colocaram no curso por motivos dessa viagem e também porque hoje em dia você tem que saber inglês pra tudo: pro vestibular, pra garantir um bom emprego... agradeço muito á eles por isso, pq meu maior sonho hoje em dia é conhecer vários países diferentes: Grécia, EUA, Inglaterra, França, Austrália, Japão, México... e o inglês, apesar de não ser a língua mais falada do mundo, é a língua universal, não é mesmo?
    Sempre tive facilidade em inglês: só prestando atenção nas aulas básicas da escola eu aprendia muita coisa. Porem sou muito melhor em falar do que escrever, direto erro algumas palavras por as escrever do jeito que as falo.
    Meu maior problema com inglês é a gramática: entendo tudo que esta sendo falado (vejo Friends sem legenda e li Harry Potter e as relíquias da morte em inglês), mas na hora de eu mesma falar acabo errando algumas coisas na concordância.
    Pra aprender inglês em que se dedicar! Eu sou muito preguiçosa e acabo não dedicando tanto quanto deveria ao meu curso, mas como gosto de ver bastante coisas em inglês que muitas das vezes não possuem legendas (como vlogs e tutoriais no youtube, por exemplo) eu acabo praticando involuntariamente. Esses dias vi Enrolados todo em inglês, sem nenhuma legenda, e fiquei muito feliz: eu entendi o filme TODINHO! Então oura dica é ver filmes da Disney sem legenda: como são filmes pra crianças, a linguagem deles é fácil e menos rebuscada.

    Beijo,
    http://ahasagata.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Poxa amei as dicas, eu comecei a fazer um curso de inglês, fiz uns 6 meses, eu adorava, mas acabei parando... e agora tô precisando urgente fazer um curso, porque quero ir embora do Brasil. Hahaha.

    BLOG: NAHBOA?!
    FANPAGE: NAHBOA?!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Anna! Tudo bom?
    Adorei o post e achei super interessante. Tenho desejo de aprender mais do inglês, sabe? Pois hoje em dia qualquer coisa estrangeira - seja um site, um documento, uma viagem (!) - tem o inglês como língua oficial.
    Vou tentar começar algo num cursinho online.

    Beijão!
    http://chavecriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Muito obrigada por expressar a sua opinião! ;)
O Chez Anna é um blog totalmente averso à comentários ofensivos e preconceituosos. Não se esqueça das boas maneiras que a mamaim ensinou, tá? Educação gera educação! Vem espalhar amor com a gente! < 3

{more: fan page | twitter | tumblr}

Postagens populares